sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Amiga no Meu Canto - Nilce








Apresento à vocês o Amiga no Meu Canto com Nilce Thomaz.

Inspiradíssimo no Visita na Cozinha do querido Blog Cozinha da Monica

Mostrarei aqui receitas de amigas que não possuem Blog de culinária mas possuem mãos de fada na cozinha, fazem cada receitinha deliciosa e também um pouquinho da história de cada uma delas!!

Inaugurando com as Queridas Nilce e Denise (mãe e filha) com uma receita maravilhosa totalmente Homemade de Capeletti in Brodo e outra receita de Empanadas.
Conheci elas pelo Facebook, quando jogava fazendinha (Farmville) desesperadamente, mas somente na última semana que a Aninha Bettio veio me contar que a Nilce é cozinheira de mão cheia e a De ajuda!!!

Conhecendo um pouco mais sobre minha visitante:

Eu nasci em Guarulhos, S.Paulo. Casei com 21 anos e fui morar em Rondônia. Não sabia nem fritar um ovo hahahahaaha. E foi aí que comecei a querer aprender a cozinhar, para agradar meu marido.  Gosto de aprender se é gostoso. Prefiro fazer doces, acho mais fácil, mas engorda muito mais né?
Tenho 4 filhos, o mais velho com 35 anos, mais um com 32 e as gêmeas com 23 anos. Atualmente os dois homens estão casados e minhas companheiras são as meninas, Nunca cozinhei profissionalmente, só pra familia e amigos mesmo. Também não cozinho muitas coisas diferente não, é mais o tradicional mesmo.
A empanada eu aprendi com uma chilena quando eu morava em Rondônia, mas mudei muitas coisas.  
Minha sogra que faz um capeleti muito bom. Ela sempre fazia e mandava congelado para os filhos, mas eu nunca recebia pq minha familia é grande hahahahaha, só qdo eu ia ajudar a fazer.Aí resolvi aprender para fazer qdo eu quizesse.
Pra mim é um desafio aprender a fazer as coisas difíceis. A bala de coco por exemplo, até hoje, de vez em qdo eu erro no ponto e açucara. Aprendi a fazer a bala com minha mãe, ela fazia sob encomenda. Meu pai era confeiteiro, sempre trabalhou em casa e fomos criados (nós somos em 10 irmãos) vendo o papai fazendo doces e saboreando também rsrsrsrsrsrs. Acho que tá um pouco no gen né? Nós somos em 6 mulheres e 4 homens e todos gostam de uma cozinha kkkkkkk, até os homens.
Bem Paty, acho que é só isso.


Receitas:
                                             Capeletti in Brodo

MASSA :  8 ovos  , farinha de trigo até soltar das mãos. Sovar bem.
A massa não pode ficar dura como para macarrão, porque não fecha bem os capelettis
Abrir no cilindro da máquina de macarrão até o nº 3. Colocar a massa na mesa e cortar em quadradrinhos para rechear.  

RECHEIO: 1 kg. carne de vaca (pode ser músculo, acém, paleta) cozido na água com
                  1 cebola inteira, 2 tomates maduros e sal a gosto na panela de pressão.
Estando cozida a carne, moer na máquina e colocar: 2 pcts de 100 grs de queijo ralado, ½ noz moscada ralada. Apertar bem com as mãos. Se precisar colocar um pouco do caldo em que foi cozida a carne.  Guardar o caldo para cozinhar os capelettis.
Depois de abrir a massa e cortar em quadradinhos, rechear com a carne. Fechar em triângulo apertando bem para não abrir, e prender as duas pontas,  dando o formato do capelleti. Vai colocando em um pano limpo e bem seco. (Se quizer pode congelar e na hora de fazer,  usar congelado ainda)
Depois é só cozinhar no caldo. Servir com queijo ralado.





EMPANADAS

Massa: 1 k. de farinha de trigo
300 grs. Margarina ou manteiga
400 ml. de água
Sal à gosto
Modo de fazer:  coloque a margarina, a água e o sal no fogo e deixe ferver. Despeje na farinha de trigo  e amasse sem sovar. Faça bolinhas, para depois abrir e rechear. Deixe coberto com um pano de prato para não secar.

Recheio
Um quilo de carne moída
2 cebolas grande, cortada em cubos pequenos
3 ovos cozidos
Azeitonas
Passas sem caroço (opcional)
Modo de fazer: Frite a carne no azeite até secar toda agua que verter. Coloque toda a cebola e deixe refogar um pouco. Tempere com sal e pimenta e salsa a gosto. Deixe ficar úmido e despeje uma colher de farinha de trigo para engrossar um pouco.

Abra a massa com o rolo e recheie com a carne moída, coloque um pedaço de ovo e azeitona e passa. Feche a empanada apertando bem .Virando as beiradas pra cima e apertando com o dedo p/dar o formato. Pincele com gema de ovo. Fure com um palito de dente.  Assar em forno médio. Bom apetite............

3 comentários:

  1. Ah que lindo Paty....amei, só minha foto que é estranha kkkkk mas amei... PARABÉNS PELO BLOG... esta muito lindo...

    ResponderExcluir
  2. Paty!! Amei seu post. Que fofa sua amiga! E muuuito prendada heim! Faz capeleti artesanalmente!! Puxa!!
    ô minha linda, gracias pelo carinho, viu!
    Pena que vc mora tão longe, senão ia te convidar para vir saborear os quitutes da cesta de produtos Mococa que eu ganhei la no Yescooking. rsss
    Mas, quem sabe qdo. vc vier ao Brasil, né?
    bj.

    ResponderExcluir
  3. Ficou super criativo. Também adorei. Adoro vim no seu blog. Acho super aconchegante.
    Faça mesmo a receita do pastel. é super fácil.
    bjos

    ResponderExcluir

Fico feliz em ler o seu comentario! Obrigada por participar do Meu Canto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...