domingo, 5 de fevereiro de 2012

Almôndegas defumadas com fumaça líquida

 Eu mostrei aqui um tempo atrás um molho coringa que chama "fumaça liquida". E desde então tenho descoberto varias maneiras de usa-lo, seja na carne de boi, frango, porco o peixe. 

Por não ter um sabor tão forte é ótimo para usar sempre, diferente desse smoker que deixa o sabor de defumado super acentuado. 

Essas almôndegas são feitas com 50% de carne bovina e 50% com carne suína, a diferença foi acrescentar 1 colher de (sopa) de fumaça líquida e como ela ficou mais molinha do que o normal, usei a técnica de fazer 1 dias antes, refrigerar e na hora de fazer colocar separadamente no microondas por 5 minutos. Depois coloquei diretamente no molho e deixei cozinhando por 15 minutos. 

A receita das almôndegas está aqui e adicionar o molinho da um sabor inusitado e combina muito!!

Li na Super Interessante o seguinte, 

Produtos defumados são iguarias caras, nas quais boa parte do preço se deve ao “sabor” da fumaça. Mas não se deixe enganar: há muitas décadas já não se defuma nada sobre o fogão. Em vez disso, usa-se fumaça líquida – um extrato de madeira queimada criado nos anos 70 nos Estados Unidos. Isso mesmo: para produzir o aroma artificial da fumaça, basta fazer uma fogueira em um forno e canalizar a fumaça sob pressão para dentro de uma vasilha com água. Com isso, o gás da madeira queimada se dissolve no líquido e o extrato está pronto para ir à mesa. Os brasileiros, desde a década passada, aprenderam a apreciá-lo no célebre molho barbecue que acompanha o Chicken-Nuggets do McDonalds. Mas também o encontram em praticamente todos os produtos defumados. “Até ração e ossos defumados para cães contêm fumaça líquida atualmente”, diz José Roberto Fernandes, diretor da Fuchs-Gewuerze, empresa especializada no ramo.

Agora onde comprar no Brasil? Não sei se vai ajudar, mas vi um post que indica um lugar para compra, não estou indicando o lugar, não conheço e meus posts não são patrocionados, estou apenas colaborando com o processo de busca se alguém se interessar. Clique aqui para acessar o post e ler a respeito. 

Enjoy!!

10 comentários:

  1. Gostei muito da sua receita e vou pesquisar mais a respeito deste produto, deve dar um sabor diferente nas almondegas, adorei a receita!!! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Paty, achei esta técnica da fumaça líquida super elaborada e me deu vontade de testar. Fogueira em um forno? Tenho de criar coragem primeiro! rs rs rs As almôndegas estão lindas! Amo almondegas mas nunca testei com sua sugestão de fifty/fifty. Vou experimentar! Beijos e uma linda semana! Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula,
      Agora estou sem churrasqueira, mas assim que possivel vou usar o smoker box para salmao. Deve ficar uma delicia!!
      Faz sim as almondegas fifty rsss adorei o nome, elas ficam mais saborosas assim
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Patricia!

    eu tenho o molho de fumaça aqui, mas compramos na Argentina. Vou testas as almôndegas!
    E adorei a receita meio a meio.
    Bj,
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Ana
      Que bom que voce tem o molho, eu as vezes tenho impressao que exagero por colocar receitas com ingredientes complicados de serem encontrados no Brasil. Obrigada por comentar isso comigo, me deixa mais animada
      Beijos e Volte Sempre!!

      Excluir
  4. Existe fumaça líquida à venda no Mercado Municipal, em São Paulo. Custa R$10 uma embalagem de 500ml. =)

    Letícia

    ResponderExcluir
  5. No mercadão municipal de São Paulo, tem este produto e custa por volta de R$10,00. Abraços, Shirley.

    ResponderExcluir
  6. sou de fortaleza onde posso encontrar fumaça liquida aqui?obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Por favor........ gostaria da receita da fumaça liquida...

    ResponderExcluir
  8. Olá, vendo fumaça líquida.

    fumacaliquida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Fico feliz em ler o seu comentario! Obrigada por participar do Meu Canto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...