sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Torta de Frutas Vermelhas com massa Pâte Brisée


Tá lá vem eu com nome complicado, mas pode parar tudo, porque quem já viu outras receitas aqui no Meu Canto sabe que de complicado só o nome!
Vale a pena fazer essa massa, é muito fácil e fica perfeita no sabor!
O Patê Brisée, segundo Joy of Baking.com "Tem um sabor rico e amanteigado e uma textura crocante e friável. É ideal para tortasdoces e salgados, tortas equiches. Uma vez feita, embrulhe em filme plástico e pode ser armazenado na geladeira por vários dias ou congelada por cerca de um mês. Se congelado, descongelar no refrigerador por várias horas, ou mesmo durante a noite antes de usar....." Pode ir no blog dela conferir o restante do post que tá show! (em inglês)

Mas eu não fiz a receita do Joy não, eu peguei a receita no Baking Handbook da Martha Stewart porque achei mais prática. 

O recheio eu fiz a minha maneira, bem simples mas pra ficar bem gostoso. 
E cobri a torta, coisa minha, ando descobrindo umas manias que eu nem sabia que tinha, essa é uma delas, não curto pouca massa em torta, então pra mim torta tem que ter base, recheio e tampa.
Então vamos a receita:
Ingredientes da massa
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de milho fina
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar
2 sticks de manteiga sem sal, cortada em pedaços pequenos
1/4 a 1/2 xícara de água gelada
1 ovo batido para pincelar a massa

Para o recheio de frutas vermelhas
1 caixa de morangos
1 caixa de mirtilos (blueberries)
1 caixa de framboesas
2 colheres (sopa) de amido de milho
Suco de 1/2 limao
1/2 copo de açúcar
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de açúcar granulado

Modo de fazer a massa
Coloque no procesador de alimentos, as farinhas, o sal e o açúcar e na função pulsar bata agumas vezes para misturar. Adicione a manteiga e bata por 10 segundos. Com o processador ligado, adicione a água aos pouquinhos pelo compartimento de legumes, até a massa grudar, nao bata mais de 30 segundos.
Retire a massa do processador e em uma superfície limpa, divida a massa em 2 partes e enrole cada parte em filme plástico e deixe gelar por 1 hora.

Abra a massa, forre uma travessa de torta e reserve uma parte da massa para cobrir. Se a sua travessa for muito grande talvez voce precise de duas receitas de massa, eu não precisei, minha torta rendeu 6 pedaços médios.

Recheio,
Lave todoas a frutas deixando-as inteiras, exceto pelo morango, corte-os em 4 pelo comprimento e deixe escorrer por 10 minutos.
Em uma travessa coloque as frutas, os demais ingredientes e mexa bem.
Coloque a mistura na massa da torta, cubra com o restante da massa, coloque o açúcar granulado por cima,  faça pequenos cortes e leve ao forno pre aquecido até dourar.
Espere esfriar para cortar.

A outra opção que tem no livro é deixar a massa aberta, fechando as laterais para cime. Se for fazer assim, pressione muito bem as pontas para não abrir e e leve para assar em uma forma de pizza forrada com papel manteiga

Enjoyyyyyyy

8 comentários:

  1. Ficou muito apetitosa sua torta, bem americana... :)! Eu adoro com um sorvetinho!!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Aff Paty! Ainda nem almocei e já quero essa torta como sobremesa :) Nossa, parece tão boa, imagina ela com uma bola de sorvete de baunilha ?!! Ai meu deus, deixe eu ir almoçar viu ;)
    Um beijo, Queila

    ResponderExcluir
  3. Oi Paty! Viva o blog de roupa nova! Tá lindo! Quanto à torta, arrasou!!!! Ver o recheio "derretendo" me deu água na boca. Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  4. Paty, ficou lindo o layout novo!! :) Essa sua torta está um pecado!! Amoo frutas vermelhas e esse sorvete acompanhando... hummmM!!!!! Lindona! Beijos e ótimo fds ! Tereza

    ResponderExcluir
  5. Hummmm, q delícia. Muito atraente e apetitosa. Parabéns
    Bjs e ótimo final de semana
    Vivi
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com
    www.viviass.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Patty, q lindo ficou seu blog! Adorei. Parabéns! E esta torta, menina? Maravilhosa! Fiquei com vontade de experimentar. Nao conhecia esta massa! Quando vi a primeira foto, me lembrou a tortinha do Mac Donalds, que eu amo! A massa é parecida com aquela tortinha ou nada a ver?

    ResponderExcluir
  7. Monica,
    O gosto não é parecido não viu, sabe que me lembra o sabor da massa folhada mais amanteigada com uma certa crocância. Gostei bastante do sabor, acho que vou usar ela sempre rsss

    Obrigada a todas pelos elogios dados a nova aparência do blog, os créditos vão para o Túlio do Blog Macho Gourmet, foi ele quem fez!

    Beijos

    ResponderExcluir

Fico feliz em ler o seu comentario! Obrigada por participar do Meu Canto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...