Tá lá vem eu com nome complicado, mas pode parar tudo, porque quem já viu outras receitas aqui no Meu Canto sabe que de complicado só o nome!
Vale a pena fazer essa massa, é muito fácil e fica perfeita no sabor!
O Patê Brisée, segundo Joy of Baking.com "Tem um sabor rico e amanteigado e uma textura crocante e friável. É ideal para tortasdoces e salgados, tortas equiches. Uma vez feita, embrulhe em filme plástico e pode ser armazenado na geladeira por vários dias ou congelada por cerca de um mês. Se congelado, descongelar no refrigerador por várias horas, ou mesmo durante a noite antes de usar....." Pode ir no blog dela conferir o restante do post que tá show! (em inglês)
Mas eu não fiz a receita do Joy não, eu peguei a receita no Baking Handbook da Martha Stewart porque achei mais prática.
O recheio eu fiz a minha maneira, bem simples mas pra ficar bem gostoso.
E cobri a torta, coisa minha, ando descobrindo umas manias que eu nem sabia que tinha, essa é uma delas, não curto pouca massa em torta, então pra mim torta tem que ter base, recheio e tampa.
Então vamos a receita:
Ingredientes da massa
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de milho fina
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar
2 sticks de manteiga sem sal, cortada em pedaços pequenos
1/4 a 1/2 xícara de água gelada
1 ovo batido para pincelar a massa
Para o recheio de frutas vermelhas
1 caixa de morangos
1 caixa de mirtilos (blueberries)
1 caixa de framboesas
2 colheres (sopa) de amido de milho
Suco de 1/2 limao
1/2 copo de açúcar
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de açúcar granulado
Modo de fazer a massa
Coloque no procesador de alimentos, as farinhas, o sal e o açúcar e na função pulsar bata agumas vezes para misturar. Adicione a manteiga e bata por 10 segundos. Com o processador ligado, adicione a água aos pouquinhos pelo compartimento de legumes, até a massa grudar, nao bata mais de 30 segundos.
Retire a massa do processador e em uma superfície limpa, divida a massa em 2 partes e enrole cada parte em filme plástico e deixe gelar por 1 hora.
Abra a massa, forre uma travessa de torta e reserve uma parte da massa para cobrir. Se a sua travessa for muito grande talvez voce precise de duas receitas de massa, eu não precisei, minha torta rendeu 6 pedaços médios.
Recheio,
Lave todoas a frutas deixando-as inteiras, exceto pelo morango, corte-os em 4 pelo comprimento e deixe escorrer por 10 minutos.
Em uma travessa coloque as frutas, os demais ingredientes e mexa bem.
Coloque a mistura na massa da torta, cubra com o restante da massa, coloque o açúcar granulado por cima, faça pequenos cortes e leve ao forno pre aquecido até dourar.
Espere esfriar para cortar.
A outra opção que tem no livro é deixar a massa aberta, fechando as laterais para cime. Se for fazer assim, pressione muito bem as pontas para não abrir e e leve para assar em uma forma de pizza forrada com papel manteiga
Enjoyyyyyyy
Ficou muito apetitosa sua torta, bem americana... :)! Eu adoro com um sorvetinho!!
ResponderExcluirbjs
Aff Paty! Ainda nem almocei e já quero essa torta como sobremesa :) Nossa, parece tão boa, imagina ela com uma bola de sorvete de baunilha ?!! Ai meu deus, deixe eu ir almoçar viu ;)
ResponderExcluirUm beijo, Queila
Oi Paty! Viva o blog de roupa nova! Tá lindo! Quanto à torta, arrasou!!!! Ver o recheio "derretendo" me deu água na boca. Beijos e bom fim de semana!
ResponderExcluirPaty, ficou lindo o layout novo!! :) Essa sua torta está um pecado!! Amoo frutas vermelhas e esse sorvete acompanhando... hummmM!!!!! Lindona! Beijos e ótimo fds ! Tereza
ResponderExcluirHummmm, q delícia. Muito atraente e apetitosa. Parabéns
ResponderExcluirBjs e ótimo final de semana
Vivi
www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com
www.viviass.blogspot.com
Patty, q lindo ficou seu blog! Adorei. Parabéns! E esta torta, menina? Maravilhosa! Fiquei com vontade de experimentar. Nao conhecia esta massa! Quando vi a primeira foto, me lembrou a tortinha do Mac Donalds, que eu amo! A massa é parecida com aquela tortinha ou nada a ver?
ResponderExcluirMonica,
ResponderExcluirO gosto não é parecido não viu, sabe que me lembra o sabor da massa folhada mais amanteigada com uma certa crocância. Gostei bastante do sabor, acho que vou usar ela sempre rsss
Obrigada a todas pelos elogios dados a nova aparência do blog, os créditos vão para o Túlio do Blog Macho Gourmet, foi ele quem fez!
Beijos
Ficou tãoo linda esta tarte :)
ResponderExcluirbeijoca