sábado, 17 de setembro de 2011

Amiga no Meu Canto - Como fazer um Chimarrão por Ana Paula Bettio



Essa semana no meu canto, a queridissíma Ana Paula Bettio e seu sobrinho mais que fofo Teteus (Matheus) já prometido pra Amanda rssss.
A Ana já apareceu por aqui, me ajuda na edição do blog, é advogada, é uma pessoa super do bem, mora em Porto Alegre, tem dois sobrinhos fofos. 
Sabe essa amizades que simplesmente acontecem e parece que você já conhece a pessoa há anos, bom conheço a Ana tem mais de 1 ano, mas parece muito mais, se contarmos o quanto damos risadas juntas no msn, nossa, vai ser décadas de amizade. 
Ela agora vem mostrar pra gente como uma autêntica gaúcha prepara o chimarrão! Bah Tchê!



Existem várias maneiras de fazer um chimarrão aqui no Sul. Vou ensinar como eu faço o meu chimarrão, também chamado de Mate.

Ingredientes:
- Erva-mate para chimarrão
- água aquecida a 70ºC (quando começar a chiar, no fogo, ta pronta)
- garrafa térmica
- bomba
- cuia
- filtro para bomba (opcional, eu uso).

Modo de fazer:

Coloque água na chaleira e deixe, no fogo,  até começar a chiar (aqui desliga-se do fogo e coloque na garrafa térmica). 
Pegue a cuia e coloque a erva-mate até o "curva" da cuia (pescoço) - conforme foto.

Depois de ter colocado a erva, incline a cuia para o lado e com a mão (tampando a abertura da cuia) segure e firme a erva que ela fique somente numa das laterias da cuia, deixando o outro lado com espaço para preenchermos de água quente, posteriormente.


 Acrescente água morna até a boca da cuia e deixe "descansar" por uns 5 minutinhos (aqui a erva suga a água e incha). Depois de inchada a erva, coloque a bomba na cuia, tapando com o dedo a abertura da bomba para dar vácuo e evitar entupimento na bomba. 


Pronto!. Está pronto o chimarrão. Agora é acrescentar água quente e curtir um mate. Mas Bah Tchê! hehehehe.



Indico olharem esse vídeo que eu achei do youtube. Aqui explica bem direitinho como fazer o mate gaúcho.


Ana, portas abertas pra você aqui no blog, ever!! Estou esperando aquela receita tão prometida heim!
Beijos


2 comentários:

  1. Visita boa essa heim! Nunca experimentei chimarrão... um dia irei fazê-lo :s
    As pessoas dizem que é amargo e eu não sou chegada a coisas amargas, mas provar um dia eu irei :)
    Um abraço, Queila

    ResponderExcluir
  2. OLÁ QUERIDA!
    NUNCA PROVEI, MAS SE OS GAÚCHOS APRECIAM DEVE SER BOM DEMAIS!

    BEIJOS E ÓTIMA SEMANA!

    ResponderExcluir

Fico feliz em ler o seu comentario! Obrigada por participar do Meu Canto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...