segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Plágio Não!


Postagem coletiva contra o plágio

Eu fui atrás do significado da palavra plágio e li que trata-se de uma violação, que é o ato de copiar ideias, anônimo ou em publico e dá 4 anos de cadeia!

Mas o significado não mencionou o fato do plagiado (pessoa que sofre o plágio) ficar triste, assutado, revoltado, calmo, chorar, rir, que pode ocorrer uma avalanche de sentimentos, vai saber a reação de cada um.
A única certeza que tenho é que a pessoa copiada sente que todo o trabalho, a formação da ideia, o cuidado com a imagem feita, o carinho empregado não foi somente apreciado, foi roubado, como o roubo de um órgão dentro do nosso corpo, para muitos o próprio coração.
Ser avisado que viu sua foto ou seu texto em outro lugar que você sequer conhece a pessoa que pegou e nem ao menos indicar a fonte, fere e desperta reações muitas vezes desnecessárias que poderia ter sido evitada com um único pedido de "Posso usar sua foto/texto?
Video, imagem, frase, seja o que for... Não é domínio público e a pessoa que você quer mencionar não morreu, não é artista de Hollywood, não está inacessível a ponto de você copiar, colar e sumir.

Se é com carinho o que você pretende fazer um texto, um trabalho, se quer mencionar uma frase, quer elogiar ou quer mostrar o quanto você gosta de determinada foto, texto, blog, etc... Mostre também que você se importa com quem fez e peça autorização, não esquecendo que a resposta negativa deve ser aceita e respeito ao próximo é o primeiro passo para ser respeitado.

Beijos
Paty

3 comentários:

  1. OI Paty, o texto ficou ótimo, simples, claro e direto.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. OLÁ PATY!
    REALMENTE ISTO É MUITO SÉRIO,ÓTIMO TEXTO!

    BEIJOS E ÓTIMA SEMANA!

    ResponderExcluir
  3. Essa corrente tá ótima! Daqui à pouco serei eu a postar o meu protesto!
    Um beijão, Queila

    ResponderExcluir

Fico feliz em ler o seu comentario! Obrigada por participar do Meu Canto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...