quinta-feira, 10 de março de 2011

Maionese feita em casa (Segura)

Pq segura? Pq tenho medo da Salmonela (aqui mais informacoes), mais ainda pela minha filha que soh tem 2 anos. Entao quando vi essa receita na minha revista preferida da foodnetwork, achei segura o suficiente para testar.
Fica bem cremosa, o oleo influencia totalmente no sabor, e as variacoes sao deliciosas!!
Tambem tenho uma receita da minha amiga A.Bettio - que vou fazer depois que acabar esse que fiz hj, nao compro mais maionese industrializada rsssss

Homemade Mayonnaise (americana)
1 gema de ovo grande pasteurizada acho que hj em dia soh vendem assim neh, a nao ser direto da granja.
1colher (sopa) de vinagre de vinho branco
1 colher (sopa) agua filtrada
Sal
1/2 copo de oleo vegetal ou (grapeseed oil) oleo de semente de uva (muuuiiito melhor) ou oleo de amendoin (usei esete ultimo)
1/2 copo de azeite extra-virgem

Em um refratario que possa aquecer, misture a gema, com o vinagre e a agua delicadamente com um foue ateh ficar homogeneo. Em banho maria "cozinhe" a mistura ateh atingir 65,6 graus celcius, passe o refratario  imediatamente para uma tigela maior com agua gelada gelo dentro para interromper o cozimento. Adicione o sal. Misture separadamente os oleos, comece adicionar em fio e mexendo sempre deixa uma mistura homogenea, interrompa e misture bem caso nao fique homogeneo e volte a acrescentar o oleo, faca assim ateh acabar o oleo.
Guarde na geladeira por ateh 4 dias.
Pode variar o sabor (o que fica ainda melhor) acrescentando, alho assado amassado, gotas de limao, pimenta, dill, chipotle... bom eu fiz com chipotle, que me lembra um pouco a pimenta calabresa moida, mas eh mais suave. Coloquei 4 colheres de sopa, 1/2 limao siciliano e um pouco de salsinha picada, ficou muito bom mesmo!!

Beijos

2 comentários:

  1. Nossa amiga ... preciso estudar 4 anos em Harvard pra fazer essa receita com perfeição kkk
    Vc está parecendo uma enciclopédia culinária ... tem umas coisas que vc escreveu que eu nem tenho idéia do que é ... kkk kkk!! Que orgulho de vc amiga!! Tá mandando mto bem no blog!! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Sua boba, me fez chorar rsssss
    Nao vejo a hora de vc chegarrrrrrrrrrrrr

    ResponderExcluir

Fico feliz em ler o seu comentario! Obrigada por participar do Meu Canto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...