quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Purê Especial

 O que faz do simples purê de batatas ficar especial? Você pode deixa-lo meio apimentado, fazer com caldo de carne ou legumes, rechear com creme de palmito (fica uma delícia) e por ai vai... 

Como aqui nos EUA o purê de batatas é como nosso arroz e feijão de quase todo dia que consumimos no Brasil, eu comecei a pesquisar maneiras de dar um UP no purezinho básico. 

Se eu faço o purê recheado com carne ele passa a ser o prato principal e sirvo como acompanhamento um legume cozido no vapor. 

Dessa vez fiz uma versão simples, mas bem cremoso com uma casquinha crocante por cima, excelente para servir como acompanhamento. 

Ingredientes

500gr de batatas yukon (essa batata dá mais cremosidade) pode ser substituída por outra qualidade. 

3 colheres (sopa) de manteiga sem sal. 

1/2 xícara de creme de leite fresco. 

1 copo de requeijão cremoso ou cream cheese dissolvido em 3 colheres de sopa de leite integral. 

1 colher de (chá) de sal e 1 colher de (café) de pimenta do reino branca. 

150 gr de queijo Gouda ralado. 

100 gr de Parmesão ralado grosso. 

Lave bem as batatas e cozinhe com a casca em água suficiente para cobri-las. Descasque ainda quentes (utilize uma luva termica ou pano de Cozinha limpo, em uma mao segure a batata e com a outra vá retirando facilmente a casca, se precise use parte do pano para ajudar). 

Aqui entra um segredinho meu... Eu uso a batedeira com a paddle (pá larga) para fazer o pure por duas razões. Eu prefiro lavar o bowl e o paddle do que usar o espremedor (nao tenho paciência força). A segunda razão, na batedeira fica mini pedacinhos de batata que eu adoro, mas cada um espreme suas batatas como preferir. 

Continuando... Coloco as batatas no bowl acrescento a manteiga e bato até desmanchar. Vou adicionando o creme de leite até ficar um creme firme. Adicione o requeijão, o sal e a pimenta do reino, bata até formar o purê, desligue a batedeira e com uma espátula incorpore o queijo gouda. 

Unte com manteiga uma travessa que possa ir ao forno, coloque o purê, cubra com o parmesão e leve ao forno na parte mais baixa na função gratinar. Caso seu forno nao tenha essa função, coloque a travessa no meio do forno e deixe até dourar em fogo baixo

Sirva morno com uma deliciosa carne grelhada

Enjoy!!

10 comentários:

  1. Este purê me deu água na boca, esta casquinha por cima então, hum...
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Adoreiii amiga
    Deve ser uma delícia
    Te adoro
    Beijocas
    Bella

    ResponderExcluir
  3. Amigaaa...da pra fazer purê com agua ao inves de leite? TEnho intolerancia a lactose..nao posso tomar leite! Help meee!! rsrs
    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlinha,
      Eu fui pesquisar e pra ficar gostoso a opcao eh fazer um caldo caseiro (frango ou legumes, aqui nesse link tem um bom http://www.panelaterapia.com/2012/01/caldo-de-legumes-concentrado.html)e acrescentar ateh atingir a consistencia desejada. Depois um pouquinho de azeite extra virgem aromatizado ou comum da um toque especial. Pra formar a casquinha ao inves de vc usar queijo (se nao puder) usa duas colheres de sopa de farinha de rosca temperada com alho em poh.. Fica diferente mas pelas instrucoes achei que deve ficar bom, e um dia com certeza vou testar essa dica aqui em casa.
      Beijosss amiga

      Excluir
    2. Outra coisa, tem ai leite de amendoas? Aqui tem e eh bastante utilizado tbm.
      Bjs

      Excluir
  4. Que legal Paty! Não sabia que o purê é tão popular nos EUA. Gostei demais da dica do paddle para 'bater' as batatas. Um beijo, Paula

    ResponderExcluir
  5. Olá Patricia,

    Adorei o seu cantinho, vou ver tudo com calma, volto sempre...

    Tenha uma noite tranquila e serena!!

    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  6. Nossa Patrícia. Parece tão gostoso. E combina com o arroz brasileiro. E o bolo de beterraba não fica vermelho. Dá muito bem para enganar.

    ResponderExcluir

Fico feliz em ler o seu comentario! Obrigada por participar do Meu Canto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...