terça-feira, 20 de março de 2012

Torta de Maçã - Flor

Quem nunca viu dessa torta em confeitarias ou tortas parecidascom essa? Quando eu morava em São Paulo via sempre, lindas, com sua cor vibrante e gritando, olha eu aqui!!

Quando me mudei do Brasil nunca mais vi... Me lembrava dela, tinha vontade de fazer mas não tinha coragem, pensava que seria bem complicada de fazer e nunca me ei a chance. Então lendo a receita com calma no blog NaCozinha me pareceu tranquilo fazer e não é que foi mesmo. Essa é uma torta ideal para qualquer ocasião, inclusive para festas, por ser além de gostosa e bem bonita, pode ser feita na véspera.

Decidi fazer uma como teste e percebi também que como a maioria das coisas, a pratica leva a perfeição. Na próxima eu com certeza vou mudar algumas coisinhas, usar outros tipos de frutas, variar no tamanho ou fazer porções individuais.

Acho que da pra fazer tranqüilamente em qualquer tipo de forminha (individual) porque foi bem fácil de desenformar, não gruda nadinha, é uma massa excelente.

Esse meu "teste" ficou com a base um pouco grossa e não deixei dourar o suficiente, poderia ter ficado mais douradinha, então nas próximas saberei melhor como distribuir a massa e consequentemente vai assar melhor.

De qualquer forma, já a imagino em varias ocasiões, porque foi bem fácil de fazer e mesmo com meus errinhos ficou bem gostosa.

Ingredientes

Massa
200 g de manteiga
6 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
400 g de farinha de trigo
1 ovo e 1 gema

Creme
2 copos duplos (560 ml) de leite
3 gemas
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (chá) de essência de baunilha ou 1 de extrato
4 colheres (sopa) de amido de milho
Açúcar a gosto (AQUI EU SUBSTITUI O AÇUCAR POR 1 LATA DE LEITE CONDENSADO - SIM FICOU UM CREME BEM DOCE MAS TENHO FORMIGAS EM CASA QUE SE CHAMAM MARIDO E FILHA) a opção para ter um creme menos doce é usar 1/2 lata ou caixinha na versão light - Adoooro!

Cobertura

4 maçãs (acho que fica bem também com pêssegos em calda, morangos, abacaxi, kiwi, framboesas ou mix de frutas)
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 pacote de gelatina sabor abacaxi ou pêssego
Calda do cozimento das maçãs

Preparo:
Massa – Bata bem a manteiga, o açúcar e o sal ató obter um creme. Junte a farinha aos poucos, sempre batendo. Por fim, o ovo e a gema e bata até que fique bem ligada. Abra a massa em assadeira de aro removível. Fure com o garfo e leve ao forno preaquecido a 180° até ficar dourada, aproximadamente 20 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.
A minha forma tem 22 cm de diâmetro e achei que a espessura da torta ficou grossa, 3/4 ou menos da massa toda teria sido perfeito.

Creme – Dissolva o amido em 1/2 copo de leite. Leve todos os ingredientes ao fogo baixo e cozinhe, mexendo sempre até engrossar. Deixe esfriar, mexendo de vez em quando para não formar película ou cubra com filme plástico na superfície da massa já morna.

Cobertura – Fatie as maçãs não muito finas (cerca de 0,4 cm), coloque o açúcar e coloque água quase cobrindo. Cozinhe em fogo baixo até ficarem macias, sem deixar amolecer demais. Deixe esfriar.

Dissolva meio pacote de gelatina em 125 ml de água fervente e adicione 125 ml da calda em que foram cozidas as maçãs. Mexa bem até dissolver e leve à geladeira até começar a encorpar.

Com a massa já fria, espalhe o creme, coloque as fatias de maçã. Cubra com a gelatina levemente encorpada e deixe na geladeira até o momento de servir.

Como Fazer a decoração. Coloque as maçãs no sentido ante-horário até fazer toda a volta. Faça o meio (flor) de fora para dentro curvando um pouco as fatias de maça, escolha as maiores primeiro e finalize com as menores, colocando no centro uma fatia mais fina e bem e enroladinha. Eu nunca tinha feito antes e tive sorte e ficar assim, até que bonitinha.

Eu retirei a casca nas acho desnecessário, não sei como ficaria com a casca, mas acho que não mudaria muito e ficaria mais colorido.

Agora, imaginem uma dessa de morangos com kiwi e amoras ou framboesas, coberta com gelatina de morango Hummm acho que ficaria lindíssima e deliciosa. O Natal que me aguarde e se Deus quiser e Ele quer, vamos estar no Brasil!!

Enjoy!!

 

 

 

 

 

 

9 comentários:

  1. Paty, nunca fiz, mas adoro e a sua me deu água na boca.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Paty, esta tarte de maçã ficou maravilhosa e lindissima amiga, adorava ser tua visinha para me convidar a ir comer uma fatia!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que linda. Está mesmo uma flor.
    Adorei a receita.
    Feliz primavera

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. O seu também ficou lindo! Só fazendo mesmo para ter prática, não tem outra rs.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. PATY,
    ESTA TORTA FICOU LINDA DEMAIS, PARABÉNS QUERIDA!

    BEIJINHOS ♥

    ResponderExcluir
  6. Querida Paty,
    Se essa torta foi teste... Imagina como serão as próximas... Eu achei que a torta ficou PERFEITA!!! LINDA!!! E com certeza DELICIOSA!!! Parabéns!!!
    Grande beijo, Irene

    ResponderExcluir
  7. Ai ai qdo vi essa receita noblog da Gina já me apaixonei e ja salvei. Pelo visto vc tbém, ficou linda, parece mesmo uma flor né? E suas sugestões finais são ótimas. Gostei demais. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acheeei linda e super facil... na proxima soh preciso melhorar a mao.. meu marido depois comentou que a calda de cima (gelatina) poderia ser mais docinha rsss formigao
      bjs

      Excluir

Fico feliz em ler o seu comentario! Obrigada por participar do Meu Canto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...